quinta-feira, 13 de março de 2008

CHAJANAJ CONTA COMO FOI A QUEDA DO CÉU
(FRAGMENTO)

Durante muitos anos ouvimos que os antigos diziam que o céu ia cair, e foi o que aconteceu.

Morreram todos os que se refugiaram sob a macieira branca, a macieira vermelha e as outras árvores. Todos foram derrubados pelo céu. Só as árvores ôtjayuc resistiram, salvando-se quem se abrigou sob elas. O homem que era dono dos dentes de Majoctsi foi quem salvou todo o seu clã. Há muito tempo ele guardava aqueles dentes. Cada vez que caçava um Majoctsi guardava seus dentes, porque costumava ouvir os antigos que diziam:

— Guardem bem os dentes de Majoctsi. Deixem-nos preparados para quando o vôôs cair.

Ao cortar o céu, de repente ele se transformou em fumaça e subiu. Porque, dizem, era muito denso quando caiu. Pessoas de todas as aldeias morreram. Só se salvaram os que estavam perto do homem que tinha os dentes de Majoctsi. Ele os guardava por todos esses anos. Aqueles foram os únicos que se salvaram.

Tempos depois que isso aconteceu, os homens foram ver as outras aldeias, o lugar onde estavam antes. Não encontraram nada. Nada sobrara das outras aldeias. Nem mesmo os ossos dos homens que morreram. Só muito pasto, cobrindo tudo.

Desde aquele dia, os homens guardam os dentes de Majoctsi e não deixam de tê-los sempre à mão. Mas desde então o céu não caiu mais.

Isso é tudo.



Relato cosmogônico da etnia nivacle, do Chaco paraguaio, traduzido por Josely Vianna Baptista,
autora dos Cadernos de Ameríndia.

Nenhum comentário: