quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Caroline Hyman, 2006
números
a primeira prímula
o segundo copo de gim
o terceiro vento
na cortina do quarto de dormir
o quinto dos infernos
o sexto patriarca zen
o sétimo sentido
Gustave Doré (1832-1883)
Um sol de gelo paira a Casa de água: o que eu adoro é ninfa imaterial, agreste brancura da flor de mandacaru, dançar na Casa de água de Georgia O’Keeffe ou sonhar o pescoço de Vishnu, depois rabiscar águas com barcas brancas. O sonho humano se abrupta nos escolhos. Georgia O’Keeffe lambe, com língua de vaca, o sal do gramofone. No seu túmulo, grafado em pedra, inscreve-se: eu fui uma Casa de água.
Os Irmãos Lumière
Os franceses Auguste (1862 -1954) e Louis (1864- 1948) são responsáveis pela primeira exibição pública de uma imagem em movimento (em 1895) e, por isso, são considerados, muitas vezes, como sendo os fundadores da Sétima Arte.
Suas fitas mostravam acontecimentos comuns: operários saindo da fábrica em Lyon/França; ondas agitando-se no mar etc. Em 1896 inauguraram a primeira sala de projeções cinematográficas na Rússia.
Os franceses Auguste (1862 -1954) e Louis (1864- 1948) são responsáveis pela primeira exibição pública de uma imagem em movimento (em 1895) e, por isso, são considerados, muitas vezes, como sendo os fundadores da Sétima Arte.
Suas fitas mostravam acontecimentos comuns: operários saindo da fábrica em Lyon/França; ondas agitando-se no mar etc. Em 1896 inauguraram a primeira sala de projeções cinematográficas na Rússia.
Miró (1893-1983)
A pálpebra da banhista encostou na pele do jarro, porque fazia 40 graus à sombra do cipreste. O real, o um do jarro, é antecedido pela palavra jarro, pelo que em Deus já é jarro, mesmo sem jarro ser ainda. Enquanto jarro-coisa, o jarro é irreal, e a pálpebra da banhista continua encostada na pele do jarro. Agora, para que respire, o inexistente jarro-coisa converte-se no uso do jarro-palavra, onde a banhista encosta a pálpebra.
Anônimo, 1920
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