sábado, 22 de março de 2008


Dziga Vertov (1896/1954), de boina junto à câmera

Cena do filme "O Homem da Câmera de Filmar" (1929), de Dziga Vertov
Denis Arkad'evic Kaufman nasceu em Bialystok, Polônia, no ano de 1896. Morreu na cidade de Moscou, em 1954, quando esta ainda fazia parte da União Soviética. Curiosidade: o pseudônimo Dziga Vertov tem relação com o trabalho no cinema. Dziga vêm da onomatopéia de girar a manivela de uma câmera; já Vertov é uma derivação do verbo girar (ou fazer rodar), em russo.

O seu filme O Homem da Câmera de Filmar é um marco na história do cinema como documentário reflexivo. Filma o cotidiano de cidades russas, principalmente Moscou, com criatividade e lucidez. Planos pensados e repensados são, por si sós, uma aula de cinema. Para associar o olho humano ao da câmera usa, por exemplo, planos de uma persiana, numa metáfora da retina, do diafragma da objetiva, do cine-olho, capaz de apreender o real. O filme tem a duração de 68 minutos.

Filho de judeus intelectuais que trabalhavam numa livraria da pequena cidade polonesa de Bialystok, Dziga Vertov só começou a se envolver com cinema depois que se mudou para Moscou. Ele ficou conhecido por seu trabalho experimentalista envolvendo documentários e, desta maneira, influenciou gerações de cineastas tais como Stan Brakhage e Jean-Luc Godard.
Ver o clássico russo
O Homem da Câmera de Filmar (1929),
de Dziga Vertov.

Uma dica:
clique no item Menu,
do lado direito do vídeo do You Tube,
e você poderá ver o filme completo.

Imperdível.

http://cinehighlife.blogspot.com/2008/01/o-homem-da-cmara-de-filmar-3-fev-em.html

Marco Vasques