sábado, 23 de fevereiro de 2008



La lengua del alma es la pluma.

Miguel de Cervantes (1547/1616)

Flagrante da placa de uma rua em Pasárgada.

A mulher mais velha do Brasil


Silvina Rosa de Jesus nasceu numa cidade do interior da Bahia --- Jacaraci ---, no dia 20 de junho de 1888, um mês após a abolição da escravatura no país. Segundo ela, a receita de sua longevidade se deve a três coisas: cachaça, namoro e fumo de rolo.

Vou amanhã mesmo beber nas águas de Jacaraci.

Jacaraci para todos!
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2007/08/18/297326133.asp

Acesse agora o blog
do invencível Solda,
monge da Vila Tinguí

www.cartunistasolda.blogspot.com
Tsuneyo Toyonaga (1894/2008)
UM CAVALO-MARINHO
PARA TSUNEYO TOYONAGA,
ONDE ELA ESTIVER

Não temer a perda do cavalo-marinho
em noite obscura.

Um cavalo-marinho é
difícil, sempre,
de alcançar.

Ainda mais se for azulado
e se tiver, no ombro,
um jardim de 113 anos.

Morre aos 113 anos de idade a pessoa mais velha do Japão - Yahoo! Notícias

Morre aos 113 anos de idade a pessoa mais velha do Japão - Yahoo! Notícias

Hedy Lamarr


1. Ver tributo à Hedy Lamarr --- opus 1

http://www.youtube.com/watch?v=3nIlcwOW6_Y&feature=related


2. Ver tributo à Hedy Lamarr --- opus 2

http://www.youtube.com/watch?v=iYJdDR2BhUs


3. Ver Hedy Lamarr em filme caseiro
realizado na velhice da atriz


http://www.youtube.com/watch?v=kKo_prCDHiQ&feature=related

Branca de neve: a musa de Hitler


Em 1937, os Estúdios Disney lançaram a história de Branca de Neve e os sete anões em um longa metragem de animação, que foi premiado com um Oscar especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Na animação, Branca de Neve foi desenhada com as feições inspiradas em Hedy Lamarr, considerada então "a mulher mais bela do mundo".

Hitler (1889-1945)


Fã da Disney, Hitler fazia desenhos de Branca de Neve e Pinóquio - Yahoo! Notícias

Fã da Disney, Hitler fazia desenhos de Branca de Neve e Pinóquio - Yahoo! Notícias

Salvador Dalí (1904-1989)


Canibalismo de outono
CANIBALISMO:
DA CULTURA À PERVERSÃO

O ato de comer carne humana, praticado por culturas ancestrais e durante alguns períodos de extrema escassez, representa a concretização de fantasias sexuais sádicas que indicam problemas na constituição da identidade.

Escrito por Nahlah Saimeh


Fantasias infantis de devorar a mãe

A oralidade é um aspecto fundamental no desenvolvimento humano. Freud desenvolveu teoria sobre a organização psicossexual identificando as fases oral, anal, fálica, de latência e genital. A primeira delas, chamada por seu discípulo Karl Abraham (1877-1925) de “canibalesca”, tem como base a fantasia de incorporação do outro (protótipo da identificação). Para a psicanalista Melanie Klein (1882-1960), todos temos impulsos destrutivos no começo da vida. A expressão “sádico-oral”, usada por ela, está relacionada ao prazer da sucção, que normalmente é sucedida pelo ato de morder. Se a criança não obtiver gratificação ao sugar, tentará se satisfazer mordendo. O seio (e para ela a imagem da mãe confunde-se com o seio) desperta sentimentos ambíguos: ao mesmo tempo que o ama porque a alimenta e aconchega, também o odeia e inveja porque se afasta e guarda em si todo o leite. Segundo Klein, essas fantasias infantis de destruição e devoração do corpo da mãe são esperadas, mas ao longo do amadurecimento psíquico há oportunidade para elaborá-las, repará-las e sublimá-las.

A disseminação do cristianismo no Ocidente e do islamismo no Oriente foram duas importantes forças repressoras dos rituais canibais, de modo que, quando o fenômeno volta a ocorrer, ainda que esporadicamente, nos dias de hoje, está sempre associado a indivíduos de alguma forma deslocados na sociedade, quase sempre portadores de transtornos psíquicos. Trata-se do canibalismo patológico. O risco de um esquizofrênico sem tratamento adequado cometer um crime de morte é bem maior que o de uma pessoa saudável. Durante a fase aguda de surto, muitos pacientes são tomados pela sensação de “dissolver-se”. Nesse caso, o ato canibal pode ser a última tentativa desesperada de ter de volta o próprio corpo. Assolado por alucinações paranóides, o indivíduo se sente perseguido, ameaçado por forças que o fazem se sentir predestinado ou alçado a uma condição superior. As vozes imaginárias podem sugerir, por exemplo, que a ingestão de carne humana o tornará imortal ou libertará o mundo das forças do mal. Esse foi precisamente o caso de Paul Reisinger, que assassinou seis mulheres entre 1779 e 1786 na Áustria. Ele estava convencido de que comendo o coração ainda palpitante das jovens obtinha sorte no jogo e podia se tornar invisível.

É preciso deixar claro, no entanto, que os atos de canibalismo são exceções entre os delitos violentos praticados por esquizofrênicos durante episódios de psicose aguda. Sempre que esses crimes estiveram associados a transtornos psíquicos, e foram devidamente julgados, os réus foram considerados criminalmente inimputáveis e encaminhados para clínicas psiquiátricas, onde ficaram sob a custódia da Justiça. Embora raros, os casos de canibalismo patológico costumam estar associados a transtornos graves de personalidade e perversão de natureza sádica.


Perversão sádica

A antropofagia é um componente habitual das relações afetivas e sexuais. Os atos de beijar, morder e chupar fazem parte do repertório das carícias trocadas entre pais e filhos e entre casais; expressam proximidade emocional e desejo de ter o outro, simbolicamente, “dentro de si”. Esse desejo erótico de incorporar a pessoa amada transparece quando se diz que alguém é “gostoso” ou quer “comer” o outro. A fantasia de devorar ou ser devorado também está presente em diversas fábulas e brincadeiras de crianças e adultos.

Quando o canibalismo se converte em crime sexual, no entanto, raiva e agressividade são dois componentes quase sempre presentes. Depois de deglutir o amante, Armin Weives disse que seu ato tinha sido “como um casamento, algo que o alçou a uma condição sobrenatural... Eu tinha a esperança de que ele se tornasse parte de mim”. Enquanto o matava e o esquartejava, desfrutou um estado eufórico que combinava ódio e alegria. Outro canibal famoso, o japonês Issei Sagawa, que comeu sua professora de alemão em 1981, deixou um registro escrito da cena: “Corto seu corpo e levo a carne à boca inúmeras vezes. Então fotografo seu cadáver branco com ferimentos profundos. Faço sexo com seu corpo. Quando a abraço, ela emite um sopro, me assusto, ela parece viva. Eu a beijo e digo que a amo. Então, arrasto seu corpo para o banheiro. A essa altura estou exausto, mas corto sua anca e coloco a carne em uma assadeira. Depois de cozida, sento-me à mesa usando suas roupas de baixo como guardanapo. Elas ainda têm o cheiro de seu corpo”.

O crime foi cometido na França. Sagawa, um estudante de literatura de 33 anos, matou a tiros a holandesa Renée Hartevelt, de 25 anos. Pedaços dela, cuidadosamente embrulhados, foram encontrados na geladeira dele. Ele não resistiu à prisão e confessou o crime. Foi levado para uma clínica psiquiátrica francesa, onde foi classificado como “psicótico intratável”. Depois de repatriado ao Japão, deixou o hospital em 1985, graças à pressão do pai, um rico empresário, e hoje é uma espécie de ídolo pop bizarro.

Crimes como os de Sagawa e de Weives representam o ponto final de uma evolução perversa sexualmente sádica. Para compreender o fenômeno, é interessante analisar como surge a perversão sexual, que não contém necessariamente o elemento sádico. O psiquiatra e psicanalista Robert J. Stoller (1924-1991), da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles, reconheceu nessa modalidade de canibalismo uma forma de ódio erótico cujas raízes estão no desenvolvimento, na infância, da identidade masculina: o bebê se sente fundido à mãe, seu corpo e seu psiquismo não existem separados da pessoa que lhe serve de referência no mundo. Com base na teoria da psicanalista Melanie Klein é possível pensar que, no decorrer do processo de individuação, o garoto se reconhece como possuidor de um corpo próprio, de homem, não de mulher. Então lutará constantemente contra uma nova fusão com a mãe que, no desenvolvimento de sua identidade masculina, pode se converter temporariamente em “mãe má”.

No ritual canibal perverso esse elemento do “mal” se projeta no objeto a ser destruído. Por outro lado, a assimilação da carne serve para restabelecer a ligação simbiótica original. Segundo Stoller, o cerne da perversão é a raiva e o ódio, provavelmente resultantes de frustrações vividas na infância no tocante à sexualidade. Doenças e humilhações, e o sofrimento a elas inerente, são renegados ou convertidos no próprio triunfo.

O psiquiatra e psicanalista alemão Eberhard Schorsch (1935-1991) analisou outros aspectos da perversão sexual. Segundo ele, as fases da perversão se dividem em quatro. Na primeira, fantasias sexuais desviantes já se mostram intensas, mas só emergem esporadicamente. Na segunda, aparecem com regularidade, como penosos conflitos. Na terceira etapa a sexualidade quase não pode ser vivenciada sem essas fantasias e os desencadeadores da crise não são mais debelados. Neste ponto, o processo se torna irreversível. Finalmente, na última fase, as fantasias sexuais desviantes transformam-se em novos rituais e passam a ocupar espaço cada vez maior.

A encenação perversa serve-se principalmente da exploração do medo e da tensão. Com isso o indivíduo se vê aliviado das agressões e consegue levar uma vida discreta, sem levantar suspeitas. Seus pensamentos e sentimentos, porém, denunciam uma identidade masculina fragilizada e se ocupam basicamente com delírios de potência e poder, busca de proximidade e calor, defesa contra diversos medos, entre eles o de ser abandonado ou “engolido” por uma mulher. A obsessão sexual também é uma forma de repelir essas aflições. Em geral, as pessoas com sintomas perversos não chegam a ter uma sexualidade saudável, já que toda sua intimidade está impregnada pelo medo.

Já o sádico experimenta satisfação na total dominação do objeto sexual. Por meio do aviltamento e do suplício ele consegue a submissão absoluta da vítima, o que o desloca para uma posição equivalente à divina. Há também demonstrações de raiva e ódio, por meio das quais o outro é “despersonalizado”. Quase sempre essa encenação assume contornos violentos e obedece a regras estritas.


Influências sociais

Um modelo detalhado de perversão sexual sádica foi proposto em 2001 pelos psicólogos Bruce A. Arrigo e Catherine E. Purcell, da Escola Califórnia de Psicologia Profissional em Fresno. Eles partem do princípio de que os traços de sadismo se originam em experiências de violência e de humilhação vivenciadas na infância e na adolescência, mas adquirem vigor por meio de fatores predisponentes, como influências sociais, ou genéticas. Segundo os pesquisadores, alguns indivíduos que se privam de experiências emocionais para evitar mais frustrações e se evadem em fantasias compensatórias, em que predominam solidão, masturbação e conteúdos perversos, paulatinamente se distanciando da vida social. O prazer sexual o entusiasma e preenche temporariamente seu vazio. A perversão substitui o contato humano e, em certa medida, atua como um elemento compensatório, assim como um bicho de pelúcia ajuda a criança pequena, durante algum tempo, a vencer a separação da mãe. No caso do boneco macio, denominado objeto transicional pelo psicanalista inglês Donald D. Winnicott, costuma haver um investimento afetivo temporário. Essa fase é ultrapassada no desenvolvimento saudável, mas nos casos patológicos permanece estagnada.

Modelos e teorias ajudam a entender por que algumas pessoas adotam um comportamento tão macabro. Alguns, porém, conseguem desfrutar fantasias sádicas, sem convertê-las em atos criminosos, ao passo que outros ultrapassam os limites da razão e praticam atrocidades. É provável que nestes últimos persista a sombra de graves distúrbios na relação afetiva entre a criança e a pessoa que cuidava dela de maneira mais próxima em seus primeiros meses de vida. Experiências negativas durante a primeira infância podem promover alterações neurobiológicas muitas vezes irreversíveis. Inversamente, é possível que anomalias cerebrais preexistentes interfiram no desenvolvimento psíquico.


Conceitos-chave

As práticas canibais documentadas ao longo da história indicam que o fenômeno faz parte da cultura de diversos povos primitivos da América e da Ásia e pode aparecer em situações extremas de escassez de alimentos, como guerras. O canibalismo patológico geralmente acomete indivíduos com algum tipo de transtorno psíquico. O caso do canibal de Rotemburgo, que ficou famoso em 2002, é particular porque a vítima consentiu em ser mutilada, assassinada e comida. A motivação do canibal poderia ser explicada pela perversão sexual sádica, que teria origem em problemas no processo de individuação, quando a criança se “separa” do corpo da mãe. Assim, a assimilação da carne humana serviria para restabelecer a ligação simbiótica original.


Rituais, sacrifícios e inimigos assados

Antropofagia: Hans Staden registrou os costumes festivos dos selvagens ao matar e comer seus inimigos.

Foi o historiador e cronista grego Heródoto, do século 5 a.C, o primeiro a abraçar a complicada tarefa de analisar e classificar o fenômeno do canibalismo. Foi ele que cunhou a palavra “antropofagia” (fusão de antropos, que significa “homem”, e phagein, comer), até hoje a mais apropriada para designar o ato de comer carne humana. O termo canibal apareceu no século 16, quando a esquadra de Cristóvão Colombo passou pelas Pequenas Antilhas, conhecidas hoje como Caribe. Os índios que habitavam essas ilhas tinham o hábito de comer carne humana em rituais religiosos e se designavam “cariba”, que não era o nome deste povo como concluíram os espanhóis, mas um adjetivo que significava bravo, “corajoso”. Um erro de pronúncia dos europeus criou a palavra “caniba”, que rapidamente passou a descrever toda e qualquer cultura, invariavelmente inferior, que consumisse indivíduos da mesma espécie.

Os hábitos dos índios caribenhos espantaram os colonizadores espanhóis, mas nada que se compare ao que eles viram quando chegaram ao antigo México. Ao entrar em território asteca, a expedição do conquistador Hernán Cortez encontrou corpos semidevorados espalhados ao longo de estradas e homens enjaulados aguardando serem consumidos. Durante a conquista daquelas terras, Cortez testemunhou muitos de seus homens serem capturados, sacrificados e devorados.

O primeiro relato objetivo de canibalismo foi feito no Brasil pelo navegador alemão Hans Staden. Depois de naufragar na costa brasileira, Staden foi capturado por uma tribo tupinambá, na qual presenciou diversos rituais canibais. De volta à Europa, descreveu a experiência no livro Duas viagens ao Brasil (Edusp, 1974). Em uma das histórias, Staden conta que as crianças para as quais ele ensinava música acabaram assassinadas e usadas numa sopa que ele consumiu sem saber dos ingredientes. O alemão só se deu conta do que havia ocorrido quando viu, no fundo do caldeirão, os pequenos crânios.

Joy Goldkind


Um sol de gelo paira a Casa de Água de Lucana. Quando se está escrevendo tudo é ímã. O que eu adoro nela é a ninfa imaterial que ela é, agreste brancura da flor de mandacaru, dançar com ela em sua Casa de Água ou sonhar os olhos de Schaddei, depois rabiscar mares com o visgo em câmera lenta de barcas brancas ou navegar numa paisagem de arrozais no Ceilão. O sonho humano se abrupta nos escolhos. O melhor seria não ter nascido? Lucana lambe, com língua viva, o sal do gramofone. No oráculo, inscrito em sua alma, pode ser lido: eu fui uma Casa de Água. As velhas águas influem como as constelações; mas só os bulbos convivem com as pedras, sem dor. O excesso de não-muro permite que eu contemple:

1. as árvores altas vergadas pelo vendaval
2. os musgos e os besouros do Jardim de Pedra
3. as ninfas jorrando água pelos tímpanos
4. os aquários marinhos do ciúme